O estudo da Arca de Noé
- SCB Sociedade Criacionista Brasileira |

A Sociedade Criacionista Brasileira tem o prazer de apresentar este curso, baseado na edição ampliada da publicação de autoria do Prof. Antonio Cremades Fuerte, para integrar o conjunto de trabalhos sobre a Arca de Noé que a Sociedade preparou para divulgação por ocasião da vinda ao Brasil, neste ano de 2016, do modelo da Arca em tamanho natural construído na Holanda pelo empresário Johan Huibers.
Este constitui um excelente material para transmitir informações mais precisas sobre o assunto referente à Arca, que usualmente é tratado de maneira distorcida, como sendo uma lenda ou história para crianças, algo irreal surgido a partir de relatos sobre alguma grande inundação local ocorrida na antiguidade.
Servirá, também, para que pessoas, com o desejo de conhecer com mais profundidade o relato bíblico sobre o Dilúvio universal e suas consequências, sejam movidas a pesquisar o que verdadeiramente está relatado para assim poder formar uma imagem mais realista do assunto, à luz dos conhecimentos modernos adquiridos nas diferentes áreas do saber, como Física Teórica e Aplicada, História e Arqueologia, Biologia Geral e Genética, Geografia e Geologia, e também Filosofia e Teologia.
O texto base do curso faz parte de um conjunto dedicado ao mesmo tema, que inclui a reedição da Folha Criacionista nº 23 (que tratou especificamente da questão do Dilúvio e da Arca), a reedição impressa e digital do livro “Depois do Dilúvio” de autoria de Bill Cooper, de quatro vídeos da série “Do Ararate ao Araripe” do modelo da Arca em cartolina destinado especialmente para montagem pelo público infanto-juvenil (incluindo um DVD explicativo) e do curso à distância sobre o Dilúvio e a Arca, para o mesmo público e para pais e professores.
Destacamos o fato de estarem indicados nas Referências Bibliográficas numerosos artigos pertinentes ao tema, publicados nos periódicos da Sociedade Criacionista Brasileira, que poderão complementar bastante satisfatoriamente o quadro geral apresentado nesta publicação.
Finalmente, desejamos também informar que a Sociedade Criacionista Brasileira iniciou uma série de cursos à distância apresentados em vários níveis de escolaridade, abertos à matrícula de pessoas interessadas em estudar metodicamente vários assuntos inseridos no contexto da controvérsia entre as estruturas conceituais criacionista e evolucionista. Dentre eles, relacionado diretamente com o conteúdo desta publicação está o curso introdutório sobre “A Arca e o Dilúvio”.
SCB
Brasília, abril de 2016
Informações do curso
Para que aprender?
O ESTUDO DA ARCA DE NOÉ COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA
Para o ensino das origens a partir de uma perspectiva bíblica fazendo história
Por que estudar a Arca de Noé hoje em dia?
O primeiro ponto que vamos tratar em classe é a inviabilidade de negar o relato bíblico da arca de Noé, apelando para isso à própria história da ciência.
Durante a Idade Média e até os séculos XVII e XVIII respeitava-se a autoridade da Bíblia. Relatos como a criação, o dilúvio universal, a arca de Noé e uma Terra recente, com cerca de uns seis milênios, entre outros, eram tidos por certos. Porém esta postura foi se transformando, em conseqüência do desenvolvimento de um processo intelectual.
ESTUDO DA ARCA DE NOÉ
O desenvolvimento deste tema segue o seguinte esquema:
1. Introdução
2. Razão de ser da Arca
3. Significado do nome
4. Projeto da Arca: material, dimensões e estrutura
5. Construção da Arca
6. Carregamento da Arca: alimento, sementes, animais e pessoas
7. Entrada na Arca (embarque)
8. Permanência na Arca: duração, época do ano, diário de bordo, vida cotidiana
9. Local de pouso da Arca: pouso e busca
O que vamos estudar?
FAZENDO HISTÓRIA
- Por que estudar a Arca de Noé hoje em dia?
- A Arca
- O dilúvio universal
- Seis milênios de idade para a Terra
- A criação
- A Bíblia
- Deus
ESTUDO DA ARCA DE NOÉ
- Introdução
- Razão de ser da Arca
- Significado do nome
- Projeto da Arca
E minhas dúvidas?
Disponibilizaremos na plataforma do curso um espaço com perguntas mais frequentes, chat, textos em PDF, imagens, atividades para casa, vídeos, fórum, respostas pro e-mail, jogos, e exercícios, incentivando o aluno a interagir com os outros, simulando um ambiente de sala de aula.
Neste tipo de curso a motivação, em tese, será atingir conhecimentos mais aprofundados, para a melhor compreensão das controvérsias existentes em torno da temática geral. Certamente os alunos que se inscreverem serão movidos basicamente apenas pelo desejo de maior conhecimento sobre conteúdos controversos em função das diferentes estruturas conceituais envolvidas.
Os benefícios aos aprendizes: conhecimento do assunto, enriquecimento pessoal e pensamento crítico.
Aos professores: conseguir alcançar maior número de alunos espalhados geograficamente.
E a instituição: Aprendizado
Quais recursos vamos dispor?
Disponibilizaremos o link para o site da SCB com loja virtual aos interessados, onde existe conteúdo e venda livre de livros para quem desejar aprofundar conhecimento, textos em PDF, imagens, vídeos, o site da Sociedade, chat e tutor para tirar as dúvidas.
A Sociedade Criacionista Brasileira recomenda como leitura adicional especialmente o livro “Noah’s Ark – A Feasibility Study”, de John Woodmorappe, publicado pelo Institute for Creation Research, Santee, California, E.U.A. Assim como o capitulo 8 do curso vem com referência, indicação de artigos sobre o dilúvio, indicação de artigos sobre a Arca de Noé, apêndice e site da SCB.
Quais recursos vamos dispor?
Disponibilizaremos na plataforma do curso um espaço com perguntas mais frequentes, chat, textos em PDF, imagens, atividades para casa, vídeos, fórum, respostas pro e-mail, jogos, e exercícios, incentivando o aluno a interagir com os outros, simulando um ambiente de sala de aula.
Como serei avaliado?
Avaliaremos os alunos com questionário on line, avaliação de conteúdo passado, participação no curso, frequência de atividades executadas, oferecer atividades a serem entregues num período de tempo para avaliação de desempenho, avaliar as perguntas, duvidas e sugestões feitas.
O questionário será preparado com a formulação de perguntas objetivas sobre a fundamentação dos textos, com vistas a verificar principalmente se foram compreendidas as diferenças de conceituação sobre o assunto abordado em cada capítulo.
A aprendizagem é facilitada quando:
• Os alunos estão envolvidos na resolução de problemas do mundo real.
• O novo conhecimento constrói-se sobre o conhecimento prévio do aluno.
• O novo conhecimento é demonstrado ao aluno.
• O novo conhecimento é aplicado pelo aluno.
• O novo conhecimento é integrado no mundo do aluno.
Estes princípios correspondem a cinco estratégias pedagógicas sugeridas por Merrill para uma instrução eficaz:
1. Problema.
2. Ativação do conhecimento prévio.
3. Demonstração.
4. Aplicação.
5. Integração.
Treinadores

SCB Sociedade Criacionista Brasileira